Toolbar Lateral

O ano de 2024 foi especialmente significativo para a Klabin, pois marcou a celebração de uma trajetória de 125 anos. A Companhia construiu um legado de crescimento, sustentabilidade e resiliência, consolidando-se como uma das líderes globais no setor de celulose e papel. Sendo a Klabin uma empresa de base florestal, sabemos bem o que significa plantar e colher. Gostaria então de usar aqui essa expressão, em sentido mais amplo, para explicar o momento vivido pela Companhia.

O ano de 2024 deu início a um período de colheita de resultados dos grandes investimentos que temos feito. Na Unidade Ortigueira (PR), acompanhamos o ramp-up das Máquinas de Papel 27 e 28; na Unidade Piracicaba II (Projeto Figueira), em São Paulo, o começo das operações com tecnologia de ponta e de baixo custo de conversão trouxe ótimas expectativas em relação à eficiência; na Unidade Horizonte (CE), concluímos o projeto de expansão com o início de operação de nova impressora, ampliando a capacidade de atender nossos clientes. Além disso, incorporamos com sucesso os ativos florestais da Arauco no Paraná (Projeto Caetê). Todos esses investimentos são prova de tomadas de decisão acertadas, que nos colocam em posição mais competitiva no mercado. 

Ao longo do ano, vivemos diferentes cenários nos negócios, o que reforçou nossa capacidade de adaptação e flexibilidade e pôs em destaque o nosso o compromisso de entregar bons resultados. Observamos o aquecimento do mercado internacional de celulose no primeiro semestre e o arrefecimento dos preços nos últimos meses do ano. Internamente, a Companhia conseguiu maximizar a gestão da receita e a margem do negócio, a partir de seu mix de vendas diversificado e da flexibilidade geográfica de vendas. O mercado de papéis para embalagem e de embalagens de papel passou por uma trajetória de recuperação no período. O segmento de papel-cartão, por exemplo, manteve-se resiliente devido à exposição da Klabin a segmentos essenciais, como alimentos frescos e industrializados e produtos de higiene e limpeza. Com ele, registramos um volume de vendas 16% maior que o de 2023 e crescimento de 14% na receita líquida.

Em containerboard, a demanda manteve o crescimento observado desde o início do ano, permitindo-nos aumentar em 44% o volume de exportação em relação a 2023 e registrar crescimento de 30% na receita líquida. O volume de expedição de papelão ondulado cresceu 6,3%, índice maior que o registrado em todo o setor, que ficou em 5,3%, segundo a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). A receita líquida aumentou 4% em relação a 2023, em um cenário favorável de consumo. O volume de vendas e a receita líquida referente a sacos industriais mantiveram-se alinhados ao conquistado em 2023. A demanda do setor de cimentos e o avanço no mercado externo, principalmente no último trimestre do ano, foram destaques nessa frente.

Olhando para o todo, tivemos um período positivo. O volume de vendas da Companhia em 2024 foi 6% superior ao do ano anterior e a receita líquida cresceu 9%. Simultaneamente, o custo-caixa total por tonelada registrou redução de 1% em relação a 2023, contribuindo para uma sólida geração de caixa.

O EBITDA Ajustado, excluindo efeitos não recorrentes, atingiu R$ 7,3 bilhões no ano, com margem de 37%, representando um crescimento de dois pontos percentuais em relação a 2023. Ao longo de 2024, foi distribuído um total de R$ 1,5 bilhão em proventos, na visão-caixa, correspondendo a um dividend yield de 6,2%. 

Atentos ao futuro, em 2024, aprovamos e iniciamos o Projeto de Modernização da Unidade Monte Alegre, que substituirá a caldeira de recuperação 1 por uma nova, visando a assegurar a continuidade operacional da unidade, com maior eficiência, competitividade e sustentabilidade. Também anunciamos o Projeto Plateau, que celebra acordos com uma TIMO (Timber Investment Management Organization) para explorar a atividade florestal, antecipando assim a monetização de terras excedentes do Projeto Caetê. O Projeto Plateau reforça o compromisso da Klabin com a disciplina na alocação de capital, com a redução da alavancagem e com a otimização do ROIC (retorno sobre o capital investido), gerando valor para todos os stakeholders

No âmbito da sustentabilidade, celebramos importantes avanços. Com pontuação histórica, a Klabin se manteve na carteira Global e retornou à carteira de Mercados Emergentes dos Dow Jones Best-in-Class Indices (anteriormente DJSI - Dow Jones Sustainability Index), em que são destacadas empresas líderes mundiais em desempenho econômico, em práticas de governança e em atuação socioambiental. Obtivemos a aprovação, pela Science Based Targets initiative (SBTi), de novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os escopos 1, 2 e 3, alinhadas ao cenário de aumento de temperatura de até 1,5°C até 2030, além de uma meta net-zero. 

Publicamos o Plano de Transição Climática e o Plano de Conservação da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, de acordo com os formatos da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) e da Task Force on Nature-Related Financial Disclosures (TNFD). Nosso compromisso com o tema ganhou ainda mais força e engajamento ao atrelarmos formalmente a remuneração variável de diretores, gerentes, coordenadores e especialistas à performance das metas anuais da agenda para clima, água, diversidade, comunidades e segurança.

Registramos evolução em metas da Agenda Klabin 2030 ligadas ao uso de água, às emissões de gases de efeito estufa e às parcerias com a cadeia de valor em prol da economia circular.

Para 2025, está prevista uma avalição global dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) a fim de realizar um balanço das metas em andamento e de fazer possíveis adaptações, com foco em resultados mais ambiciosos em relação ao mercado. Todo esse trabalho reforça os compromissos assumidos pela Klabin como signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Há três anos consecutivos, a Klabin vem superando a meta na pesquisa de percepção das comunidades, tendo alcançado, em 2024, 83,6% de aceitação nas áreas de operação da empresa. A construção diária desse bom relacionamento e a atuação socioambiental da Companhia têm-se mostrado significativas para o desenvolvimento local. 

O ano de 2024 também foi marcante para a evolução da nossa cultura. Consolidamos nossa Visão e Missão, e revisamos a Atitude Klabin, um conjunto de valores e competências que, juntos, orientam nossa condução dos negócios. Esse movimento foi importante para conectar os comportamentos e princípios já praticados com a estratégia do negócio e a entrega de resultados sólidos. As novas competências, inclusive já foram incorporadas à avaliação de desempenho dos colaboradores em 2025, corroborando sua importância. 

Diante dos desafios enfrentados e das conquistas, resta à Companhia agradecer aos colaboradores, aos conselheiros, aos investidores e aos demais parceiros que fizeram de 2024 um ano memorável e digno de 125 anos de história. A dedicação de cada um e a confiança na empresa mostram que o espírito inovador da Klabin segue vivo, sempre em busca do melhor para seus clientes, para seus profissionais e para o planeta. Em 2025, vislumbramos que a colheita de bons resultados continuará, afinal, nosso olhar se manterá voltado à eficiência operacional, à disciplina financeira e à geração de valor para todos os nossos stakeholders.

Cristiano Teixeira
Diretor-Geral da Klabin

Cards Rodapé menu mensagem do diretor

central

Central de Download

link
kods

KODS

link
painel

Painel ASG

link