Cultura Klabin
Pesquisa de clima
Em 2024, a Klabin realizou mais uma edição da pesquisa de clima e obteve 90% de participação, uma adesão histórica. Feita a cada dois anos, a pesquisa é um importante canal de escuta para entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e para identificar quanto a Companhia evoluiu e as oportunidades de melhoria.
A favorabilidade geral da pesquisa foi de 78%, com destaque nos aspectos Eficiência e Adaptabilidade, que tiveram favorabilidade de 86% e 82%, respectivamente. Na frente Protagonismo, a pesquisa revelou oportunidade de desenvolvimento. O valor Segurança também obteve boa avaliação, mas esse tema continuará sendo sempre uma prioridade para a Klabin.
A pesquisa mostrou que a equipe enxerga a excelente capacidade de Execução como um ponto forte da empresa, além de qualidade nas tomadas de decisão. A qualidade e os serviços (frente Foco no Cliente) também foram vistos como principais atributos da proposta de valor da Klabin. Foi realizada uma pesquisa específica com a Diretoria e as gerências, que evidenciou o forte alinhamento das lideranças à estratégia da Companhia.
Foco na melhoria
Primeiramente, a Diretoria analisou os resultados da pesquisa de clima para compreender os dados da percepção e aprofundar o entendimento sobre eles. Em seguida, o diagnóstico foi apresentado e discutido na Convenção de Gerentes e na Convenção de Coordenadores e Especialistas. Diversos planos de ação estão em desenvolvimento e outros já em fase de implementação. São exemplos de evolução os seguintes:
-
A Gestão de Performance de Colaboradores passa a ter discussões mais frequentes sobre o que foi entregue pelo profissional e como foi entregue, com foco na adesão aos valores e às competências da Companhia e em retenção e gestão de talentos. O fortalecimento do processo de mapeamento de posições-chave e de sucessores, base para a gestão de conhecimento e para o desenvolvimento de futuros gestores e gestoras, também vai contribuir nessa frente.
-
A Jornada da Liderança (veja mais informações em Desenvolvimento de capital humano) abordará, principalmente, temas relacionados à Cultura Klabin, com foco em protagonismo, assim como a discussão sobre gestão e retenção de talentos.
-
Eficiência: 86% afirmaram que a Klabin é eficiente nas ações do dia a dia.
-
Adaptabilidade: 82% concordaram que a Companhia consegue se adaptar e tomar decisões diante de cenários imprevistos e/ou incertos.
-
Colaboração: 79% acreditam que as pessoas de sua área trabalham como um time e 70% concordaram que os negócios e as áreas da Klabin colaboram entre si na busca pelo resultado coletivo.
-
Protagonismo: 65% afirmaram que os colaboradores têm protagonismo na Klabin.
-
Segurança: 85% disseram encontrar um ambiente de trabalho seguro.
Revisão da Cultura Klabin
VISÃO
Oferecer soluções sustentáveis, capazes de atender às transformações da sociedade, por meio de produtos de base florestal de usos múltiplos, renováveis, recicláveis e biodegradáveis.
MISSÃO
Gerar valor para acionistas, colaboradores(as) e sociedade a partir do uso responsável e eficiente dos nossos ativos florestais e industriais, promovendo desenvolvimento sustentável.
A reformulação da Atitude Klabin foi importante para trazer simplificação e objetividade às frentes de cultura e deixá-las mais evidentes para os profissionais da Companhia, contribuindo, portanto, para sua internalização e, consequentemente, para o fortalecimento de sua prática. As novas competências já foram incorporadas à avaliação de performance dos colaboradores em 2025, reforçando a importância de que a entrega de resultados seja pautada por Eficiência, Adaptabilidade, Time e Protagonismo.
O Sistema de Gestão de Performance contribuirá para sustentar a evolução da cultura Klabin, destacando as competências a serem autoavaliadas e avaliadas por gestores e fomentando o desenvolvimento dos profissionais.
Lançamento da Atitude Klabin
O novo conjunto de competências e valores foi apresentado primeiramente para as lideranças. Esses profissionais contribuem para a disseminação e o fortalecimento dos aspectos culturais com o repasse das competências às suas equipes e com a associação constante da Atitude Klabin às práticas de trabalho.
Os valores e as competências também foram compartilhados com os colaboradores diretamente pela alta gestão da empresa em diversos eventos internos.
Ao longo de 2025, o trabalho de consolidação e evolução da Atitude Klabin continuará com bastante intensidade.