Destaques ASG
Klabin em números
22
unidades industriais no Brasil e uma na Argentina
Mais de
18 mil
colaboradores diretos
911 mil hectares
de florestas sob gestão da Klabin, sendo 41% de vegetação nativa destinada à conservação
Capacidade de produção de
1,6
milhão de toneladas de celulose por ano
Capacidade de produção de
2,9
milhões toneladas de papel por ano
Memória Klabin
Em 2024, o Centro de Memória Klabin completou 35 anos. Com papel fundamental na valorização da história centenária da Companhia, ele reúne mais de 70 mil fotografias físicas e 300 mil digitalizações, além de valiosos livros-caixa, conteúdos audiovisuais, correspondências históricas, entre outros materiais.
Desempenho financeiro
-
Aumento do volume de vendas em 6% e da receita liquida em 9%.
-
Distribuição de R$ 1,5 bilhão em proventos, na visão caixa, correspondendo a um dividend yield de 6,2%.
-
R$ 7,3 bilhões de EBITDA Ajustado no ano, com margem de 37%, o que corresponde a alta de 2 pontos percentuais em relação a 2023.
O início do Projeto de Modernização da Unidade Monte Alegre (PR) e o anúncio do Projeto Plateau, que celebra acordos com uma TIMO (Timber Investment Management Organization) para explorar a atividade florestal, reforçam o compromisso da Companhia na alocação estratégica de capital, com foco na otimização de recursos e na perenidade de suas operações.
Governança
-
Revisão da Política de Endividamento Financeiro, da Política de Distribuição de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio, da Política Anticorrupção, da Política de Sanções Comerciais e do Código de Conduta do Fornecedor.
-
Primeiro ano da divulgação de projeções de custo-caixa e capex, o que reforça a previsibilidade do modelo de negócio da Klabin.
-
Reposicionamento do Canal de Integridade e Ouvidoria, consolidando seu escopo híbrido.
-
Expansão de treinamento de segurança cibernética para todas as unidades da Klabin.
Dow Jones Best-in-Class Indices
Com pontuação histórica, a Klabin se manteve na carteira Global e voltou a integrar a carteira de Mercados Emergentes dos Dow Jones Best-in-Class Indices.
The Sustainability Yearbook
A Companhia integra o top 1% das empresas com melhores práticas ASG, pela S&P Global, sendo a única empresa brasileira a alcançar classificação máxima em 2025. Há cinco anos consecutivos, a Klabin vem integrando o ranking.
Água, resíduos e emissões
Ao longo de 2024, a Klabin manteve agendas mensais de análise crítica de indicadores ambientais em 100% de suas operações industriais, incluindo aqueles relacionados ao uso da água, às emissões de CO2eq e à gestão de resíduos sólidos. Esse monitoramento tem como objetivo a busca da melhoria contínua dos resultados ambientais em suas operações. A seguir, estão listados alguns destaques nos temas:
Água:
-
Elaboração de Plano de Conservação da Água, que detalha a estratégia da Companhia para a base florestal, para as indústrias e para toda a cadeia de produção.
-
Redução de 28,3% no consumo específico de água industrial em relação ao ano-base 2018.
-
86% dos municípios em que a Klabin tem operações industriais contam com ações voltadas para a segurança hídrica da região.
Resíduos:
-
Aprovação de procedimento de economia circular e estruturação do Plano de Gestão de Economia Circular, que evidencia importância do tema para a empresa e demonstra seu posicionamento em relação aos negócios.
-
99,35% dos resíduos sólidos gerados pela Companhia foram reaproveitados ou destinados à reciclagem. Destaque para a Unidade Rio Verde (GO), que há dois anos consecutivos, opera sem enviar resíduos industriais para aterro.
-
Atuação conjunta da área de Pesquisa & Desenvolvimento (que lidera a busca de soluções tecnológicas e inovadoras para o processamento de resíduos específicos) e dos times técnicos das operações industriais, com foco em alternativas de reúso e reciclagem.
Emissões:
-
Aprovação de novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela Science Based Targets Iniciative (SBTi), alinhadas ao cenário de 1,5°C e NetZero. Esse novo compromisso representa uma contribuição ainda mais ambiciosa para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
13,2%
de redução de emissões de GEE dos escopos 1 e 2*
17,4%
de redução de emissões do escopo 3*
*Emissões relacionadas à área de Energia & Industria (E&I). Redução em relação ao ano-base 2022.
Biodiversidade
Em 2024, a Companhia publicou seu Plano de Conservação da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos com o objetivo de alcançar ganho líquido em biodiversidade até 2050. A estratégia está pautada em ações para evitar e minimizar impactos, aumentar e proteger a biodiversidade, restaurar e conectar áreas, bem como compensar impactos. Entre os destaques do período estão os seguintes:
-
Refaunação: continuidade do trabalho com o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea) e monitoramento da reintrodução da jacutinga (Aburria jacutinga) na área do Parque Ecológico Klabin;
-
Proposição de projeto para reforçar a população de gralhas-azuis (Cyanocorax caeruleus), espécie reconhecida como símbolo do Paraná, cujo papel ecológico é crucial no equilíbrio dos ecossistemas regionais.
946 espécies da fauna e 1.971 espécies da flora foram identificadas nas atividades de monitoramento da Companhia, realizadas em Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs) no Paraná, em São Paulo e em Santa Catarina.
Desenvolvimento local
A Klabin obteve 83,6% de aceitação na Pesquisa de Avaliação de Impacto e Atuação, aumento de 2,2 pontos percentuais em relação a 2023, o que evidencia o seu compromisso com as comunidades em que está presente. Santa Catarina alcançou seu maior desempenho até então, com índice de aprovação de 87,2%, um acréscimo de 4,3 pontos percentuais em relação ao período anterior. A seguir, outros destaques:
-
Unificação das ações e soluções voltadas para as áreas de educação, cultura e cidadania, desenvolvimento e meio ambiente sob a frente Klabin Transforma.
-
Programa Klabin Transforma Semeando Educação: escolas de 11 dos 12 municípios paranaenses atendidos pela iniciativa avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Gestão de pessoas
Entre os destaques do período estão a consolidação da Visão e Missão da Companhia e a revisão da Atitude Klabin. A reformulação da Atitude Klabin reforça entre os colaboradores a importância de manter a entrega de resultados pautada por Eficiência, Adaptabilidade, Time e Protagonismo.
VISÃO
Oferecer soluções sustentáveis, capazes de atender às transformações da sociedade, por meio de produtos de base florestal de usos múltiplos, renováveis, recicláveis e biodegradáveis.
MISSÃO
Gerar valor para acionistas, colaboradores(as) e sociedade, a partir do uso responsável e eficiente dos nossos ativos florestais e industriais, promovendo desenvolvimento sustentável.