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Rede logística

A Klabin conta com uma rede logística que mobiliza os modais rodoviário, ferroviário e marítimo de forma integrada para conferir agilidade e segurança ao transporte de madeira, celulose, papéis e embalagens. 

klabin/logistica - 3cards

Rodoviário

Caminhões levam produtos Klabin de norte a sul do país. Os veículos são monitorados para reforçar a segurança dos motoristas e da comunidade.

Ferroviário

Ramal ferroviário conecta a Unidade Ortigueira (PR) à Unidade de Logística de Papel e Celulose, em Paranaguá (PR). Parte da carga enviada pela rodovia passa pelo Terminal de Contêineres da Klabin (KBT), que centraliza o escoamento de celulose e papel das unidades Monte Alegre e Ortigueira.

Marítimo 

O transporte marítimo pode ser feito por contêineres e por carga solta (breakbulk), uma opção econômica e ágil para escoar produtos para clientes internacionais.

Flexibilidade na logística  

Os desafios de logística marítima em face de questões internacionais, como a crise no Mar Vermelho e a seca no Canal do Panamá, associados à crise de infraestrutura nos portos brasileiros, demandou da Klabin uma avaliação da estratégia para continuar entregando seus produtos em tempo hábil e com qualidade para seus clientes ao redor do mundo.

Essas circunstâncias confirmaram a flexibilidade e a competividade do ecossistema logístico da Klabin, o que deu à Companhia mais estabilidade para a operação e agilidade na adaptação a novos cenários. Uma das soluções para driblar o congestionamento portuário foi o embarque carga solta (breakbulk) para o transporte de celulose fluff e bobinas de papel para a Europa. Com os produtos acondicionados diretamente nos porões das embarcações, foi possível economizar o tempo gasto nos congestionados terminais de contêineres tanto na costa brasileira quanto nos destinos finais, minimizando os potenciais atrasos nas entregas aos clientes. Paralelamente, a Klabin continua em diálogo com a administração dos portos para aprimorar a eficiência no transporte por contêiner.

Um bom planejamento operacional, com foco na sinergia entre produção e logística, também foi fundamental para que os estoques estivessem ajustados às demandas e à capacidade de escoamento.  

Modalidade breakbulk de transporte.

Números de destaque de 2024

klabin/logistica - blocks

Mais de 1,4 milhão de toneladas de celulose*

já foram transportadas pelo PAR-01, desde a sua inauguração, em 2022.

No Brasil,

a Klabin se consolidou como uma das maiores embarcadoras de contêineres tanto no longo curso (exportação) quanto na cabotagem.

*Quantidade referente ao período de dezembro/2022 a abril/2025.  

Terminal de Contêiners da Klabin (KBT).

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