Gestao da inovação
Gestão do tema
Os processos relacionados à inovação são geridos pela Comissão de Inovação Corporativa, composta de diretores que deliberam as principais ações e definem os projetos. Os negócios contam com subcomissões próprias para tomar decisões sobre iniciativas locais.
A Klabin adota mecanismos de colaboração para a construção de suas iniciativas de P&D, como pitch days para atração de startups, lançamento de desafios abertos, parcerias com universidades e centros de pesquisa, iniciativas de intraempreendedorismo e projetos com clientes e fornecedores.
Avanços no Klabin Superar
O ano de 2024 foi marcado pela revisão do Selo Superar, que é exemplo de transformação por meio da inovação. Construído com base em processos de certificação consagrados no mercado, recebeu a adição de elementos relevantes para a Klabin nos aspectos ASG. A reformulação foi realizada por um comitê de colaboradores, que priorizou a organização e a efetivação dos processos com premissas, indicadores e diretrizes metodológicas únicas. O processo apresentou os seguintes resultados:
-
Uniformização de parâmetros para medir a evolução do Superar nas unidades;
-
Criação de guias metodológicos;
-
Definição de auditorias cruzadas (exemplo: um colaborador que trabalha em Papelão Ondulado é indicado para avaliar Papéis, promovendo a troca de experiências);
-
Indicadores das fábricas e da Klabin, como vidas mudadas, volume de produção e redução de custos, passaram a ser vinculados aos selos. Na prática, se a unidade não demonstrar bom desempenho nessas metas, não estará apta a receber o Selo Superar.
Outro destaque foi a capacitação de 39 auditores internos, entre gerentes, coordenadores, especialistas e analistas, para os Selos Superar. Os profissionais assistiram a aulas virtuais síncronas ministradas por professores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, instituição criada e liderada por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e participaram de auditorias-piloto realizadas nas unidades Monte Alegre (PR), Ortigueira (PR), Lages (SC), Correia Pinto (SC), Piracicaba Papelão Ondulado (SP), Angatuba (SP), Goiana Sacos Industriais (PE) e Goiana Papelão Ondulado (PE).
Em 2025, esse grupo porá em prática seu conhecimento durante avaliações a serem realizadas em todas as fábricas, seguindo os novos parâmetros, para medir a maturidade do Superar. Esse processo de autoavaliação é importante para levantar pontos de melhoria e otimizar as entregas. A expectativa é que haja um efeito exponencial em relação ao compartilhamento de conhecimentos relacionados às boas práticas incentivadas pelo Superar.
R$ 181 milhões
em ganhos* para a Companhia
39 colaboradores
foram capacitados para serem auditores internos
*Durante o ano de 2024.

Certificação Internacional
Em 2024, as unidades Lages e Itajaí, ambas em Santa Catarina, receberam o Prêmio de Excelência A, concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), auditoria japonesa que avalia empresas do mundo todo. O reconhecimento comprova os avanços da Companhia em eficiência operacional e aplicação da metodologia TPM (Manutenção Produtiva Total).