Toolbar Lateral

عرض القائمة

Gestão do tema

A Klabin possui uma Política de Segurança Cibernética, que orienta os colaboradores sobre práticas necessárias à manutenção de um ambiente com riscos reduzidos. Todos os processos da empresa e as iniciativas de prevenção estão amparados por normas, frameworks e legislações aplicáveis ao segmento (IEC:62446, ISO27001, NIST, CIS, LGPD, Marco Civil da Internet).

Na estrutura organizacional, há uma Gerência de Segurança Cibernética, responsável por apoiar e promover os objetivos dos negócios, além de atuar na identificação e na avaliação de riscos relacionados à tecnologia da informação e de segurança cibernética. Unificar as estratégias de controle e promover a resiliência cibernética são algumas das estratégias da Companhia para gerir tais riscos.    

Capacitação e prevenção

A proteção dos sistemas e informações da Companhia envolve o uso de tecnologias adequadas, além da implementação de processos seguros e da sensibilização para boas práticas. Por isso, a capacitação de colaboradores é uma frente importante na prevenção a ameaças e na mitigação de consequências.

Em 2024, o treinamento sobre segurança cibernética foi expandido para todas as unidades da Klabin, abrangendo colaboradores próprios e terceiros. Para fortalecer a capacitação, um vídeo sobre o tema foi incorporado ao treinamento de Segurança do Trabalho ministrado aos profissionais que ingressam na empresa.

Além da capacitação continuada, uma vez ao ano, o tema ganha destaque com o Dia Internacional da Segurança Cibernética, celebrado em novembro. Na oportunidade, foi divulgado para toda a empresa um vídeo com linguagem acessível e descontraída que reforçava a importância da atenção a situações de risco no ambiente virtual. A segurança cibernética ainda foi tema de dinâmica realizada durante as convenções de gerentes e de coordenadores e especialistas.

78% de colaboradores próprios e 26% de colaboradores terceiros passaram por treinamentos sobre segurança cibernética no período.

Esforços continuam sendo direcionados para o combate ao phishing, ataque cibernético que se vale de mensagens falsas para captação de dados, levando a vítima a efetuar ações prejudiciais, como clicar em links maliciosos, abrir anexos infectados por malware ou fornecer dados pessoais em sites falsos.  

Uso de Inteligência Artificial

A Klabin conta com uma equipe multidisciplinar que avalia o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ante as necessidades apresentadas pelas áreas, considerando riscos, níveis de segurança e potenciais ganhos em produtividade. A empresa já se mobiliza para a construção de uma política de uso de ferramentas de IA, com foco na promoção da inovação de maneira segura.

Alguns instrumentos com inteligência artificial embutida já são usados em campo, por exemplo, no monitoramento da Florestal (a IA identifica potenciais focos de incêndio) e Projeto Harpia (a IA reconhece sons e imagens de espécies da fauna monitoradas).

Projeto Smart

A Companhia concluiu a Etapa A do Projeto Smart, que contemplou a migração do SAP ECC para o S/4Hana, com o saneamento de cadastros e o mapeamento de processos. Mais de 400 profissionais, entre próprios e de consultoria parceira, foram mobilizados na reta final da implantação e o go live ocorreu com êxito em janeiro de 2025.

A Etapa B do Projeto Smart abrange a revisão dos processos industriais, comerciais e de manutenção, de implementação de novas ferramentas de compras e de orçamento. A expectativa é que ela seja finalizada no segundo semestre de 2025. Ao longo do ano, a Companhia espera colher os resultados da estrutura, que já está em operação.

Projetos em andamento

Ao longo de 2024, a Klabin deu continuidade a iniciativas que visam a trazer mais produtividade e segurança a seus processos e operações: 

gov corperativa/tec info - accordion variation BR

Projeto K2

A iniciativa implementa o software Kiwiplan nas fábricas de Papelão Ondulado, com o objetivo de aumentar produtividade, reduzir desperdícios, padronizar processos e melhorar a pontualidade de entrega ao cliente.

A Unidade Piracicaba II (Projeto Figueira), inaugurada em 2024, já começou suas atividades com o software implementado. Para 2025, está planejado levar a tecnologia para as fábricas de Feira de Santana (BA), Goiana (PE) e Itajaí (SC).

Projeto Floresta Digital

Um dos grandes desafios do setor florestal para aumentar a digitalização é a conectividade no campo e nas estradas florestais. Nesse ano, a Klabin deu passos importantes nessa direção. Foi feita a substituição de toda a rede de comunicação dos módulos de campo para novo sistema via satélite de baixa órbita, que melhora a performance do sinal com redução de barreiras.  
 

Em paralelo, está sendo implementada nova central 24 horas de controle viário, com troca do sistema de telemetria embarcada de todo sistema logístico. Isso trará um novo patamar no monitoramento e suporte à toda rede logística, com melhorias na distribuição do tráfego nos horários e rotas, e na segurança viária das comunidades que estão localizadas nas regiões em que a Companhia atua. 

Cards Rodapé menu governança

kods

KODS

link
destaques

Destaques ASG

link
futuro

Futuro renovável

link