P&D e Inovação
Conhecimento aplicado na prática
Na Klabin, o trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação visa a proporcionar prosperidade para o planeta e para as pessoas, contribuir com a excelência operacional e desenvolver soluções que sejam renováveis, recicláveis e biodegradáveis. As pesquisas têm aplicação prática no dia a dia da Companhia e pela melhoria de processos, pelo aumento de produtividade, pela otimização de uso de recursos naturais ou desenvolvimento de novos produtos, fomentam a evolução dos negócios.
Todo esse trabalho está estruturado em quatro frentes:
Centro de Tecnologia Klabin (CTK)
Tem a missão de aprimorar a qualidade dos produtos, antecipando tendências e criando tecnologias e aplicações sustentáveis. Conta com estrutura para replicar processos, simular a fabricação e acelerar o desenvolvimento de produtos.
Centro de Tecnologia Florestal
O foco do trabalho é a cadeia florestal, com desenvolvimento de estudos sobre melhoramento genético, qualidade da madeira, solo, adaptação às mudanças climáticas, controle de pragas e biotecnologia, entre outros.
Desenvolvimento de Processo Industrial
Atuação voltada para a melhoria incremental dos produtos do portfólio da Klabin e para o aprimoramento de processos.
Centro de Tecnologia de Embalagens (CTE)
Centro de experiências que cria projetos em parceria com clientes a partir de suas necessidades e desafios.
O desafio de P&D+I é buscar processos e materiais mais sustentáveis com custos competitivos. Em 2025, o foco do trabalho será a excelência operacional.
Conexão com as necessidades da Companhia
Em 2024, R$ 50 milhões foram investidos em P&D+I com foco em melhoria de processos e produtos, matriz energética, desenvolvimento e aplicação de novos materiais e manutenção de patentes. O trabalho realizado no período foi marcado pela aproximação com os negócios e pelo apoio às unidades em processos de melhoria contínua. Entre as iniciativas de destaque, estão:
-
Adoção de gêmeos digitais de equipamentos para avaliação de cenários. Essa tecnologia permitiu, por exemplo, avaliar o uso de madeiras com características químicas e físicas diferentes no processo de cozimento realizado em digestores de laboratório. A caldeira e o forno de cal de Correia Pinto também foram mapeados para o uso desse recurso de simulação.
-
Micro-Nir, equipamento portátil de infravermelho próximo, que pode ser levado a campo para identificar propriedades de diferentes espécies florestais, por meio da análise foliar, por exemplo. Com essas informações, é possível avaliar se o material plantado corresponderá às necessidades de matéria-prima da empresa.
Participações
A participação da Klabin em eventos nacionais e internacionais fortalece a imagem da empresa como agente importante para a inovação de seu setor, além de ser uma oportunidade para se conectar a outros atores e formar redes de cooperação. Estes são alguns encontros em que a Companhia esteve presente em 2024:
-
56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP);
-
Mesa redonda de bioeconomia no Brasil – Missão Econômica Belga no Brasil;
-
DRUPA – O maior evento da indústria de impressão;
-
Pine Chemicals Internacional;
-
UofToronto Pulp & Paper Consortium Annual Research Review Meeting;
-
TAPPI International Nanotechnology Division;
-
IAPRI - 24th World Packaging Conference;
-
Fruit Attraction Madrid;
-
Congresso ABTB | Expobor;
-
BBEST & IEA Bioenergy Conference 2024.
Evolução em patentes
Em 2024, a Klabin registrou 10 novas patentes, referentes a produtos de base florestal. Os registros protegem o patrimônio da Companhia, destacam seu espírito inovador e valorizam o trabalho de seus colaboradores.