Kods
Evolução das Metas KODS
Os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) são compromissos Ambientais, Sociais e de Governança assumidos pela Companhia para curto (2021), médio (2025) e longo prazo (2030). Associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangem temas prioritários para a Companhia, integrando seu plano estratégico de crescimento.
Para alavancar internamente sua evolução, metas passaram a constituir um Índice de Sustentabilidade, que avalia o cumprimento de quatro objetivos anuais ligados aos KODS. O alcance das metas representa 10% da remuneração variável de diretores, gerentes, coordenadores e especialistas. Outros 10% desse valor dependem de ser atingida a meta anual de Segurança, que também é parte da agenda dos KODS.
Nas operações industriais da Companhia, são realizadas, mensalmente, análises críticas dos indicadores ambientais. Esse processo é importante para identificar oportunidades de melhoria e para desenhar planos de ação ligados ao compromisso anual do Índice de Sustentabilidade. Também foram construídos indicadores específicos para cada fábrica, considerando a contribuição que cada uma poderia dar para o alcance de metas corporativas de emissão de carbono, de gestão de resíduos e de uso de água.
A seguir, estão alguns dos compromissos públicos que obtiveram avanços em 2024:
Uso da água
Reduzir em 20% o consumo específico de água industrial.
Mudanças do clima
Reduzir as emissões de GEE dos escopos 1 e 2 em 25% por tonelada de celulose, papel e embalagens até 2025 e em 49% por tonelada de celulose, papel e embalagens até 2035.
Biodiversidade
Conduzir a reintrodução de pelo menos duas espécies que sejam comprovadamente extintas localmente e promover reforço populacional de outras quatro espécies ameaçadas.
PRODUTOS E PARCERIAS COM A CADEIA DE VALOR E CIRCULARIDADE
Ter dez cases de benchmarking de economia circular em parceria com partes interessadas.
DESEMPENHO SOCIAL DE FORNECEDORES
100% dos fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento.
PRODUTOS E PARCERIAS COM A CADEIA DE VALOR E CIRCULARIDADE
Ter dez cases de benchmarking de economia circular em parceria com partes interessadas.
DESEMPENHO SOCIAL DE FORNECEDORES
100% dos fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento.
Em 2025, a Companhia prevê uma avaliação global das metas KODS a fim de fazer um balanço dos objetivos em andamento e de verificar quais podem ser atualizados em relação à sua ambição e às novas regulamentações.
Construção da materialidade
Os KODS são compostos de 23 temas prioritários*, organizados em quatro pilares:
Construção da materialidade
|
|
---|---|
Construção de um futuro renovável |
- Aumento do rendimento florestal - Disponibilidade de madeira - Gestão de resíduos - Mudança do clima - Uso de água - Uso de energia |
Contribuição para uma economia sustentável |
- Biodiversidade - Certificação florestal - Conduta ética e integridade - Desenvolvimento local - Desempenho socioambiental de fornecedores - Gestão de riscos - Impacto nas comunidades - Produção e logística - Produtos e parcerias com a cadeia de valor e circularidade |
Prosperidade para as pessoas |
- Cultura Klabin - Desenvolvimento do capital humano - Diversidade - Gestão e engajamento de profissionais - Saúde e segurança ocupacional |
Tecnologia e inovação |
- Gestão da inovação - Segurança cibernética - Usos múltiplos da madeira |
*Materialidade vigente em 2024, período referente ao relatório.
Para chegar a esses temas estratégicos, a Companhia avaliou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sob a perspectiva da estratégia dos negócios e, ao elencar prioridades, definiu metas com diferentes prazos. O processo ocorreu em cinco etapas:
*Trabalho realizado em 2019, com análise posterior e revisão a cada necessidade identificada.
A tabela a seguir associa os KODS aos ODS e lista indicadores para cada tema:
Dupla materialidade
Dupla materialidade
Para atender às demandas globais e regulatórias, a Klabin revisou seus tópicos prioritários sob a ótica da dupla materialidade. Os temas de dupla materialidade para o setor privado, como Clima e Biodiversidade, já têm seus planos de transição publicados e estabelecidos de acordo com os padrões exigidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Mais informações podem ser acessadas no Painel ESG da Klabin.
Além desses, novos planos em atendimento às normas de reporte devem ser divulgados ainda em 2025, incluindo a matriz completa de temas de dupla materialidade.