Toolbar Lateral

Menu Exibir

Desempenho no uso da água 

Em 2024, a Klabin reduziu em 28,3% o consumo específico de água industrial¹ em relação ao ano-base 2018, mantendo-se acima da meta KODS para 2030, que é de 20%. Esse resultado também foi influenciado pela estabilização da produção na Unidade Ortigueira após a conclusão do Projeto Puma II, quando se verificou mais eficiência no consumo de água que em outras operações. 
 
A Companhia também bateu sua meta de uso específico de água atrelada à remuneração variável². O objetivo era que a empresa captasse 22,84 m³/tonelada de produto, e o índice alcançado foi de 22,5 m³/tonelada, evidenciando a atenção à gestão dos recursos hídricos nas fábricas. 
 
Com foco na evolução dos resultados, a Klabin mantém um grupo de trabalho multidisciplinar dedicado à redução do uso de água e à melhoria da qualidade dos recursos hídricos e efluentes gerados em suas operações.

¹Cálculo de consumo específico= (água captada – efluente tratado) ÷ tonelada de produto produzido.

² 20% da remuneração variável dos líderes da Companhia é atrelada à performance das metas de sustentabilidade (clima, água, relacionamento com comunidades, diversidade e segurança). 

Ao longo de 2024, a Klabin manteve agendas mensais de análise crítica dos indicadores relacionados à água, ao carbono e aos resíduos. O objetivo é o monitoramento contínuo das unidades e a implementação de planos de ação para melhorias no processo, o que se mantém em 2025.

Gestão integrada

Para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos, a Klabin elaborou o Plano de Conservação da Água, em que é detalhada a estratégia da Companhia nesse tema para a base florestal, para as indústrias e para toda a cadeia de produção. São considerados os riscos físicos e de transição ligados aos serviços ecossistêmicos e aos impactos das mudanças climáticas e os riscos da perda de biodiversidade na disponibilidade de recursos hídricos. Em 2025, o trabalho seguirá com a classificação das áreas que merecem mais atenção em relação a possíveis situações de estresse hídrico e com o engajamento de fornecedores e clientes relevantes.  
 
A empresa também iniciou um trabalho para avaliar indicadores relacionados às bacias hidrográficas, como disponibilidade e qualidade da água, nas regiões onde a Klabin está presente. O estudo seguirá em andamento em 2025. 

Segurança hídrica

Em 2024, a Companhia ampliou o percentual de localidades onde tem operações industriais com iniciativas que contribuem para a melhoria da segurança hídrica: 18 dos 21 municípios em que atua com unidades industriais passaram a contar com ações voltadas para o tema. Entre elas estão a melhoria de eficiência de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) nas unidades fabris, a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas e a promoção do Programa Klabin Transforma Caiubi, voltado para a educação ambiental, em escolas das comunidades.


Manejo com segurança hídrica

Devido à dinâmica de plantios e colheitas, houve oscilação no percentual de áreas de operações florestais sob gestão própria com manejo florestal hidrossolidário, metodologia voltada para a segurança hídrica, passando de 97,3% em 2023 para 96,3% em 2024. Esse resultado era esperado, considerando o planejamento das operações florestais, e está dentro da evolução prevista até 2030, quando a empresa pretende chegar ao índice de 100%. 

Ao longo do ano, a Klabin concluiu a implementação da metodologia em Angatuba (SP) e manteve o trabalho no Paraná e em Santa Catarina. Em 2025, o desafio será levar o manejo com segurança hídrica para as áreas florestais adquiridas no âmbito do Projeto Caetê.  

Modelsheet - revelar Texto

Atuação premiada

A Klabin foi uma das vencedoras do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação da Água, com o projeto “A visibilidade positiva dos serviços ecossistêmicos e os benefícios proporcionados pelo meio ambiente ao planeta”. Essa é considerada uma premiação ambiental importante no Brasil e no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. 

Cards Rodapé menu futuro renovável

gov

Governança Corporativa

link
destaques

Destaques ASG

link
economia

Economia Sustentável

link